17 de Dezembro, 2019

JLL lança estudo inovador sobre Coliving em Portugal: Pipeline atual tem potencial para crescer mais de 25 vezes

Massimo Forte

Primeiro research nacional focado neste segmento alternativo foi hoje apresentado e coloca Lisboa e Porto entre as 40 cidades europeias mais apetecíveis para o Coliving.

Identificado como um dos mais promissores segmentos do imobiliário “alternativo” em toda a Europa, a oferta de Coliving tem potencial para crescer mais de 25 vezes no nosso país, conclui um estudo inédito sobre este setor, desenvolvido pela JLL em parceria com a Joyn, operadores em Coliving“Portugal Coliving- Follow the Trend” foi hoje apresentado em Lisboa e atenta no potencial e atratividade deste tipo de habitação como uma das soluções residências a desenvolver nos próximos anos. Além de analisar a realidade portuguesa e europeia de Coliving, apresenta ainda as principais tendências, caraterísticas, públicos alvo e tipos de projeto que existem neste segmento.

O estudo estima que a procura potencial para este tipo de habitação partilhada possa atingir entre 16.000 a 18.000 camas em Lisboa e no Porto, ou seja, mais de 25 vezes o atual pipeline. De acordo com este research, as duas cidades portuguesas contabilizam atualmente apenas 50 camas de Coliving em operação e uma carteira de outras 570 em desenvolvimento para os próximos dois anos. Este pipeline inclui o projeto Smart Studios, com 114 camas em Santa Apolónia, previsto para dar resposta aos profissionais do Hub Criativo do Beato, junto ao qual nascerá outro projeto de Coliving com aproximadamente 120 camas. Para o centro de Lisboa está previsto o maior dos projetos, com 300 camas e vários espaços de Coworking. Para o Porto está projetado um Coliving com 40 camas, a ser operado pela B-Hive Living.

O estudo e fotografias estão disponíveis neste link.

Comentários (2)

Massimo Forte

27 de Dezembro, 2019

Olá Gonçalo, muto obrigado pelo seu comentário! Cumprimentos, Massimo

Gonçalo Santos

24 de Dezembro, 2019

🏆

Partilhe a sua opinião