16 de Outubro, 2019

MARCA PESSOAL ONLINE OU OFFLINE?

Massimo Forte

Mais de 40.000. É o número estimado de agentes imobiliários em Portugal. À primeira vista, pode parecer incrivelmente elevado face à dimensão do nosso país, mas na realidade representa 40.000 opções de escolha para milhares de Portugueses e estrangeiros que têm o objetivo de vender, comprar ou arrendar imóveis.

Há um facto incontornável. Neste universo de profissionais não existem dois agentes com a mesma marca pessoal. Independentemente da formação profissional, da agência que representam ou da cidade onde atuam, todos são absolutamente únicos. Porquê?

A marca pessoal resulta da combinação entre as características físicas, a personalidade, os valores, as crenças, as competências técnicas, sociais e comportamentais, o estilo e a história pessoal e profissional de cada um.

O principal fator diferenciador de qualquer agente imobiliário reside precisamente na sua marca. Mas não basta que ela exista e seja única. Seria demasiado simples. Para que alcance os clientes certos, colegas e parceiros há que comunicá-la, torná-la visível e promovê-la.

Acredito que o processo de comunicação de uma marca pessoal deve ser fiel a um princípio: comunicar de dentro para fora, ou seja, de forma autêntica. Com verdade, baseado naquilo que a pessoa é, viveu, sabe e conhece. Porquê? Se este princípio for ignorado pode haver falta de coerência. A pessoa é uma coisa, mas gostaria de ser outra e comunica algo que (ainda) não corresponde à realidade. Fala sobre algo que (ainda) não domina. Utiliza um tipo de linguagem que não é a sua. Simula a paixão pelo seu trabalho. Existem vários exemplos. Quando estas situações acontecem de forma recorrente é uma questão de tempo até se tornar evidente que a comunicação não está alinhada com a essência do profissional. O seu objetivo é ser melhor profissional? Gere ação nesse sentido. Existem competências técnicas que precisa de adquirir? Invista em formação. Quer alterar o seu visual? Procure aconselhamento junto de profissionais experientes para que a mudança seja confortável e eficaz.

Quando não existe coerência há algo importante que pode ser colocado em causa: credibilidade. Este objetivo é obrigatório numa estratégia de comunicação e promoção da marca pessoal. Os clientes confiam em pessoas que demonstram o seu conhecimento e profissionalismo através do comportamento, ações e partilha de testemunhos de clientes e colegas, a chamada prova social. É particularmente competente numa área (fiscal, arquitetura, construção, legal, etc.)? Escreva ou fale sobre ela, estará a acrescentar valor à sua comunidade. Conhece profissionais de referência com os quais gostaria de colaborar? Faça parcerias. O nível de satisfação dos seus clientes é elevado? Peça recomendações.

No processo de comunicação da marca pessoal toda a ação se desenrola em dois mundos distintos e complementares. Um faz parte da génese humana. Outro foi criado pelo Homem. Um requer presença física. Outro funciona virtualmente. Um tem um alcance limitado. Outro tem um potencial de alcance alargado. As diferenças entre ambos não os afastam. Pelo contrário. Compreender as vantagens em trabalhar de forma integrada o mundo offline e online representa um elemento de força na comunicação de um agente imobiliário.

Um encontro informal com um potencial cliente. O reconhecimento da zona onde um determinado imóvel está localizado. Uma visita ao imóvel com potenciais compradores ou arrendatários. A resolução de questões burocráticas no notário. A assinatura de um contrato. Offline significa estar presente. Olhos nos olhos. Sorrir. Cumprimentar. Apertar a mão. Postura. Estilo (formal ou informal). Linguagem verbal (tom expressões) e não verbal (gestos e micro expressões). Todos estes aspetos transmitem mensagens e representam o ambiente do mundo offline. Utilize a empatia e o rapport de forma orgânica. Cultive o poder da sua marca pessoal nestas situações. São oportunidades únicas para mostrar o que o/a diferencia.

Dezenas de plataformas online com objetivos distintos. Produção de conteúdos. Publicação de fotos, vídeos, textos e artigos. Apresentações em direto (lives). Promoção de posts e de campanhas de publicidade. Criação de comunidade online. Todos estes elementos criam possibilidades e uma dinâmica nunca vista antes. Este é o ambiente do mundo digital moderno. Dê asas à sua criatividade quer seja nas suas publicações, vídeos ou forma de interação com a sua audiência.

Invista no poder da sua marca pessoal enquanto agente imobiliário. Crie uma marca autêntica e credível em todos os canais de comunicação offline e online que selecionou. Construa uma estratégia coerente e consistente com a sua essência. Comunique. Mostre aos seus clientes e à sua comunidade porque é que não existe nenhuma marca igual à sua.

 

Artigo da Carla Costa

Carla Costa Consulting

Partilhe a sua opinião