08 de Janeiro, 2020

Os meus livros de 2019…

Massimo Forte

 

Estou no avião para Milão ansioso por chegar à cidade onde nasci e vivi para passar 3 dias com os fantásticos Brokers Italianos para sessões de coaching intensivas que tenho a certeza que irão ajudar para terminarem este ano no primeiro lugar do ranking da sua rede, uma rede composta por 400 agências em que se posicionam já pelo terceiro ano consecutivo como primeiros. Uma grande vitória para este conjunto de pessoas que acompanho e um grande orgulho para mim que estou pronto para os servir em 2020.

Olhar para 2020 começa sempre com uma reflexão sobre 2019. Foi um ano em cheio, cheio de viagens, formações, reuniões, coachings, palestras, workshops, interação e partilha com pessoas e claro, com livros. Desenvolvi este hábito de leitura há já algum tempo, contudo, devido à minha atividade atual, tenho aproveitado as viagens de avião e férias para o manter.

Li mais de 15 livros, alguns medianos e outros mesmo medíocres que não me acrescentaram nada ao meu desenvolvimento pessoal, a não ser alguma perda de tempo, na minha opinião, faz parte, nem sempre conseguimos ter a melhor leitura no melhor momento. Felizmente há uma elite de livros que valeram a pena, de tal forma que seria capaz de relê-los e possivelmente, um dia o farei.

Como acredito na partilha, não podia deixar de recomendar os livros que me inspiraram e ensinaram em 2019. Não vou seguir nenhum ranking, nem ordem, pois na minha opinião são todos muitíssimo bons:

 

This is Marketing – Seth Godin | Muitas pessoas já se aperceberam a minha admiração por este autor. Este é o terceiro livro que leio e no final de cada um sinto-me sempre mais rico de conhecimento e inspirado. O desafio desta leitura foi um pouco maior para mim, pois resolvi lê-lo em inglês. De forma inconsciente coincidiu com o meu treino para a minha primeira formação em língua inglesa, pela primeira vez repliquei o meu curso “Angariar para Vender” em inglês com o título “Listing for Sale” e coincidência ou não, a formação correu muito bem! O livro é muito assertivo, inspiracional e principalmente atualizado sobre o que realmente é marketing hoje. À semelhança dos seus restantes livros, é rico em casos práticos e revisita várias áreas, inclusive, a da Mediação Imobiliária. Para quem não conhece, Seth Godin poderá ser uma descoberta rica, para quem já conhece, será com certeza uma confirmação do seu valor.

 

Pré-suasão – Robert Cialdini | A leitura deste livro foi propositada, confesso que foi uma ajuda preciosa para a finalização do meu próximo livro cuja edição está marcada para meados de 2020. O Robert Cialdini é um especialista em inteligência emocional que tem contribuído de forma muito positiva para ajudar comercias a melhorar o seu trato com clientes. Mestre da arte de persuadir, este autor Norte-Americano vai explicando neste seu livro fascinante as diferentes formas de persuadir o outro com o intuito de o ajudar e não de o manipular. No seu livro torna bem claro que a inteligência emocional existe para melhorar a comunicação com os outros e não para se poder aproveitar dos outros. Um livro fundamental para quem está na área de vendas e defende o soft selling, ou a venda consultiva.

 

 

9 formas de Empreender com Personalidade – António Cordeiro | Estou grato pelo convite para a fantástica formação sobre Eneagrama do António Cordeiro, este ano acabei por conhecer esta doutrina e ficar fã da mesma, percebi a sua utilidade para a compreensão do outro ao nível da personalidade. Este livro será muito útil para quem necessita de mais uma ferramenta para melhorar a comunicação na atividade de gestão de pessoas, sejam elas colaboradores ou clientes. Livro claro, direto e simples, com um sentido prático incrível. O António faz parte dos 4 autores portugueses que este ano me encheram as medidas com os seus livros. Vou dar-vos um conselho do próprio autor, à semelhança do que se faz com os livros de PNL Programação Neurolinguística, primeiro assista ao curso e depois aperfeiçoe o que apreendeu com o livro. Muito obrigado António.

 

Gestão de Redes Sociais para Empresas– Ana Mendes | Fui convidado para integrar este livro como Case Study, mesmo que não fosse, iria comprar e ler este livro que considero muito útil. Aliás, confesso que no meio de outros excelentes case studies que o livro tem, não sei porque a Ana Mendes também me convidou, muito obrigado!

Muito se fala das redes sociais e da forma como se deve marcar presença, este livro não explica uma forma, refere sim que é possível estar de diversas maneiras, embora haja um denominador comum que se baseia a meu ver na autenticidade. Este livro é de facto autêntico e por isso a sua leitura é indispensável para quem já tem uma presença nas redes sociais, para quem não tem e gostava de ter e por fim, para quem é séptico e não acredita neste canal. Só me resta agradecer à Ana pela oportunidade e dar-lhe os parabéns pela excelente obra sobre o tema, mais um livro prático pronto para ser explorado e quem sabe, aplicado.

 

Marketing Digital de A a Z – Vasco Marques | Continuamos no tema, afinal, é inevitável resistir, estamos no meio da revolução tecnológica e não podemos ficar para trás. Este é o terceiro livro que tenho do Vasco Marques, mas só li 2, o seu primeiro e o último, ou seja, este. Equipa que ganha não se mexe e tal como o seu primeiro livro, Marketing Digital 360º, este livro faz um notável update de todas as ferramentas do Marketing Digital. A Ana Mendes apresenta estratégias através dos seus case studies, mas o Vasco explica de forma simples e direta como se faz, mesmo para o mais leigo tudo se torna percetível e claro. Grande abraço ao Vasco com quem tenho o prazer de todos os anos fazer um vídeo inesperado algures nas férias de verão cada um de nós.

 

Powerful – Patty McCord | As pessoas, sempre as pessoas. Para a área imobiliária e não só, este é mais um excelente livro. Várias histórias de uma das fundadoras da Netflix que explica de forma simples o seu percurso de sucesso na gestão de equipas e desenho de um modelo novo de liderança. Quer saber mais sobre recrutamento, integração, gestão de carreiras através de uma excelente contadora de histórias que relata na primeira pessoa toda a sua experiência que a levou a si e à sua equipa de uma Start Up a líder? Pois este livro é para si, altamente inspiracional eleva-nos para outro nível e faz-nos pensar. Não será um livro que nos vai mudar a vida profissional de um dia para o outro, mas vai provocar alguma transformação. Deixo-vos uma frase polémica que dá que pensar, num contexto de gestão de carreiras “As equipas não são família”.

 

Guerreiro da Paz – Helder Batista | Vamos voltar às pessoas, neste caso a uma história verídica do Hélder, alguém que tenho a honra de conhecer e que sem qualquer medo e com uma enorme coragem, decidiu contar a sua história de vida pessoal entrando nos mais íntimos pormenores e deixando muita gente de boca aberta pela viagem da sua transformação e força. Foi a minha leitura de verão, momento de paragem onde não há aviões e há sobretudo família. Não consegui parar de ler, emocionei-me por diversas vezes e ainda hoje guardo alguns episódios de tal forma inesquecíveis para aquilo que eu acredito sejam os valores da vida. Se acha que já passou por tudo e que a vida não foi muito simpática e grata para si, convido-o a ler esta obra sublime desta pessoa forte e ao mesmo tempo encantadora que é o Helder Batista.

 

Supplemento al Dizionario della Língua Italiana – Bruno Munari | Possivelmente as pessoas que me seguem já viram várias imagens deste livro através do meu Facebook e Instagram. Marcou um momento de grande felicidade para mim durante este ano, uma viagem de mais de 1200 km de carro pelo meu país, Itália. Descobri zonas onde ainda não tinha passado e onde encontrei este livro que por graça em Perugia estava no sítio certo à hora certa. Com a ideia clara que iria confirmar grande parte da minha linguagem corporal, ou melhor dizendo gestual e que só nós italianos percebemos e codificamos, li este livro e reli sorrindo. É um livro de ilustração fotográfica sobre os mais diversos gestos que nós italianos de Norte a Sul fazemos ainda hoje para comunicar, pequenos pormenores que fazem toda a diferença!

 

No avião anunciam a chegada a Milão, fecho o meu computador mesmo no final deste artigo e no local onde reside a minha identidade.

A todos, desejo um ano de 2020 em cheio e cheio de grandes leituras!

Partilhe a sua opinião