03 de Outubro, 2018

PRÉMIOS DE MARKETING NO INMOCIÓNATE 18

Massimo Forte

Todos os anos Profissionais de Mediação Imobiliária de Espanha participam de forma entusiasta no Inmocionate, um evento ibérico dedicado à área de mediação profissional.

A sua participação põe à prova a criatividade e eficácia demostrando ações de marketing efetuadas durante o ano anterior. É sempre um momento muito esperado por todos, pois a base deste evento é o know howe partilha que cada participante pode aportar. Por esta razão achei interessante resumir as ações premiadas e que na minha opinião podem inspirar pela sua relevância.

 

REANÍMATE | Proposta apresentada pela ComprarCasa de Murcia, empresa ABAD. A ação tinha como objetivo a comunidade, por isso, propôs-se a reabilitação de alguns espaços comercias da cidade e zona onde a empresa opera recorrendo a recursos próprios de custos controlados. A empresa acreditou que se pudessem intervir nesses espaços seria positivo para os proprietários, para as pessoas da zona e para a própria cidade. Como resultado a notoriedade da marca ComprarCasa Murcia beneficiou por ser agora reconhecida pela comunidade como a empresa que reformou espaços comerciais necessitados que não se encontravam em bom estado e que desta forma se tornaram mais atrativos beneficiando a revitalização da comunidade e claro, dos seus proprietários que não teriam recursos e know howpróprio para o fazer. Esta ação que funcionou como uma espécie de store stagingpara além de criar envolvência com a comunidade, criou resultados pois através do awarnessque a marca captou, conseguiu aumentar a venda da sua carteira de imóveis pelo aumento de procura pela curiosidade e porque a comunidade valoriza quem a apoia. A pergunta que se impõem é… esta ação poderia ser replicada na sua zona?O vídeo da ação está disponível no youtube neste link

O NOSSO FÃ TEM SEMPRE UM PRESENTE |A Agência Imobiliária “Domingo” é um negócio familiar com mais de 30 anos, na localidade onde atua as recomendações são uma das fontes mais importantes de captação de negócio, seja para angariações, como para vendas. Nunca se atreveram a sistematizar o potencial que detinham na área de recomendações dentro da sua comunidade, mas no ano passado decidiram dar o salto para o desconhecido e abrirem-se de forma transparente para a sua comunidade dando à mesma o poder de recomendação através de um sistema que potenciou ainda mais as referências dadas e obtidas de clientes compradores ou vendedores. Criaram uma App com gestão interna que liga recomendações ao comércio local, a clientes e colaboradores, uma espécie de cartão de visita / apresentação de fidelização com pontos que tem por base o poder de recomendar pessoas de forma aberta com total transparência. Além de ações de divulgação de comunicação externa, envolveram previamente toda a equipa comercial, o risco compensou e os resultados foram surpreendentes pois as recomendações subiram cerca de 50%. Outra ideia simples que pode implementar no seu sistema de recomendações, está preparado?

ATRAIR VENDEDORES? COMO?| Normalmente, quando se fala em ações de captação ou atração, fala-se de compradores. De facto, estamos todos muito focados em atrair compradores, mas se mudássemos o target de compradores para vendedores e alterássemos a forma como costumamos comunicar com estes atraindo-os, em vez de ir ter com eles? Um bom ponto de diferenciação que a Agência Imobiliária Grupo Secoes do Jaime Espinosa, uma empresa familiar de muitos anos de atividade, pensou, testou e implementou com sucesso.

O ADN desta empresa é a paixão pela família e pelo negócio, por isso não foi difícil de colocar mãos à obra! Como a agência recebe muitas propostas de compradores interessados onde expressam características e valores de procura, mais uma vez optaram pela transparência confiando no valor que o seu serviço aporta e arriscaram a colocação destes leads no Facebook, garantindo a devida confidencialidade dos interessados qualificados que procuravam casas, mas não encontravam. A base foi sempre a transparência e a qualificação que garantia um pré processo de financiamento aprovado que permitia em última instância a marcação direta de escritura caso o valor da proposta interessasse ao proprietário. A ideia original e implementada de forma simples sem grandes custos, foi comunicada pela rádio local através do próprio dono da empresa que previamente criou uma página de Facebook onde eram colocadas as propostas, a página chama-se “Escuto ofertas” e a ação de comunicação com o objetivo de gerar ação imediata por parte do target (call to action) foi desenvolvida em torno da mensagem original “Queres uma placa a dizer vendido no teu imóvel”. Aqui têm outra ideia interessante muito democrática e altamente aplicável.

LUXURY EXIGE PRIVACIDADE…| Neste segmento tudo tem de ser pensado e feito com muito detalhe, personalização, estilo, mas acima de tudo, com muita privacidade. Foi o que fez a Gema Montero que criou uma aplicação única para os seus clientes privilégio inseridos no mercado Luxury onde atua. A aplicação consiste na agregação de imóveis selecionados em regime exclusivo que estão apenas disponíveis para divulgação e visualização por determinados clientes. Se sou um comprador e quero ter acesso a esta plataforma única de imóveis que não estão no mercado aberto, a única coisa que tenho de fazer será de assinar um contrato de cliente comprador no valor de 499€ que me permite ter acesso exclusivo a esta tipologia de imóveis únicos. Em caso de compra o valor será descontado na comissão de venda, ou mesmo devolvido. Tudo funciona de forma digital através de uma APP que reúne as seguintes vantagens:

  1. Acesso a imóveis de luxo e terrenos antes de entrarem no mercado, ou mesmo só disponíveis na APP;
  2. Promoção exclusiva de Imóveis de Luxo e Terrenos que serão comunicados de forma muito restrita e apenas para uma comunidade selecionada;
  3. Visitas online em direto;
  4. Vendas confidenciais;
  5. Investimento e rentabilidade – permite a compra de imóveis com outros investidores em regime confidencial de poolou mini-fundos;
  6. Leilões online.

O evento de lançamento foi apenas acessível por convite que foi feito a uma mailing list restrita dentro do target. Os resultados foram incríveis pois a empresa de Gema Luxury Properties & Decor criou a App para compradores, mas no final acabou por se tornar uma ótima plataforma para vendedores…Um excelente exemplo de como a tecnologia pode potenciar e não ameaçar negócios de base mais tradicional se nos permitirmos inovar e pensar do ponto de vista do cliente com quem trabalhamos!

Até 2019 Inmociónate, sem dúvida que vou querer ter a oportunidade de conhecer estes exemplos de partilha de forma próxima e pessoal.

Partilhe a sua opinião