07 de Abril, 2020

Relatório da MVGM partilha insights sobre impacto da COVID-19 no mercado imobiliário europeu

Massimo Forte

A pandemia da COVID-19 provocou uma crise sem precedentes com efeitos profundos no mercado imobiliário europeu.

A MVGM, líder europeia do setor de gestão imobiliária com presença em 10 países, produziu um relatório com insights sobre as medidas extraordinárias tomadas pelos diferentes governos com potencial impacto no mercado imobiliário europeu.

“É cada vez mais claro que esta crise de saúde colocou toda a Europa em estado de alerta, forçou o confinamento doméstico de milhões de pessoas, paralisou a economia, mudou as nossas vidas diárias e alterou inequivocamente os planos das empresas para 2020​”, refere Walter Sas, COO da MVGM.

 

Como criar condições para a recuperação económica?

As estratégias comerciais serão reformuladas para fomentar a recuperação económica, uma ocupação estável dos espaços arrendados e um fluxo estável de receitas dos investimentos imobiliários.

Para Miguel Kreiseler, Managing Director da MVGM Portugal, “a pandemia provocada pelo novo Coronavírus apresenta grandes desafios para o mercado imobiliário. Neste momento a segurança dos nossos clientes, inquilinos e colaboradores está acima de tudo, mas a médio prazo a nossa vida regressará à normalidade e os desafios atuais levarão inevitavelmente à criação de respostas inovadoras.

Acreditamos que neste novo contexto surgirão oportunidades ligadas à logística, reformulação dos grandes espaços comerciais e implementação alargada do teletrabalho, favorecendo o mercado imobiliário português num futuro próximo, com estrangeiros a procurar residência no nosso país pela segurança e bom clima, trabalhando à distância.

Estas inovações poderão assumir-se como cruciais no regresso ao crescimento”.

Todos os dados do relatório baseiam-se na informação recolhida do portefólio sob gestão da MVGM e em publicações dos meios de comunicação social de todo o continente europeu até ao dia 31 de março de 2020.

O trabalho foi coordenado pela equipa da MVGM em Espanha, liderada pela Managing Director Elisa Navarro, e inclui informação recolhida pelas equipas dos 10 mercados com escritórios da MVGM.

Este é o primeiro relatório conjunto da MVGM EMEA que analisa o impacto da COVID-19 na gestão imobiliária dos 10 países onde opera, este relatório será atualizado de 2 em 2 semanas.

Consulte aqui o relatório completo em inglês: MVGM EMEA COVID-19 PROPERTY MANAGEMENT IMPACT

 

Partilhe a sua opinião