18 de Maio, 2016

TESTEMUNHO SOBRE O MEU PERCURSO PROFISSIONAL

Massimo Forte

TESTEMUNHO SOBRE O MEU PERCURSO PROFISSIONAL

A minha vida começou a transformar-se aos 11 anos, quando saí pela primeira vez da minha zona de conforto. É claro que nesta altura não sabia muito bem o que isso era, mas senti esta transformação, vivi a sensação de sair de perto do meu país, da minha família, dos meus amigos e dos meus hábitos para um país totalmente diferente como era o Portugal da altura, onde para além de não conhecer ninguém, não falava a língua e onde os hábitos eram bem diferentes, acrescendo o facto de que em 1981 não havia fax, internet ou emails, o que fazia com que a informação passa-se com atraso de meses entre os meus dois países, Itália e Portugal.

Após este primeiro impacto, o qual possivelmente desenvolveu em mim determinadas características, segui o que se chama o percurso normal dos anos 80 e 90 em Portugal, acabei o 12º ano e entrei na faculdade num curso praticamente imposto pelos meus pais, um clássico da altura, Organização e Gestão de Empresas. Passado 3 anos de curso, deu-se possivelmente a maior reviravolta da minha vida, eu próprio decidi parar o curso e fui trabalhar com um único objetivo, o de ser independente. O curso que estava a tirar, para além de não me motivar, não tinha para mim a curto prazo um sentido prático, contudo, hoje e passados mais de 20 anos, consigo perceber e aproveitar o conhecimento que o meu primeiro curso me deu.

Esta mudança fez-me entender várias coisas, a primeira foi que que a vida profissional é bem diferente da académica, existe um grande fosso entre o que se ensinava, e o que se praticava realmente, julgo que este gap ainda existe, mas talvez em menor forma, a segunda, foi a descoberta não do mundo, mas de mim mesmo, do que eu gostava, descobri o mundo do Mercado Imobiliário e decidi então trabalhar e formar-me na área de Gestão Imobiliária.

Atualmente, após ter passado por várias empresas e vários cargos, sem nunca ter mudado de área, descobri a minha paixão. Descobri que gosto de ser empresário, ou como eu gosto de dizer, gosto de ser “CEO de mim mesmo”. O meu nível de maturidade, e a certeza de saber o que pretendo é tão elevada, que me permite ser aquilo que sou, e principalmente, o que sempre quis ser, embora confesso que uns anos antes, não saberia dizer jamais que encontraria este caminho.

A minha história, possivelmente, é igual a muitas outras, e destes 20 anos de experiências de trabalho, deixo-vos os seguintes conselhos:

  1. Sigam o vosso instinto e a vossa paixão;
  2. Tenham sempre um propósito em tudo aquilo que fazem;
  3. Pensem sempre primeiro em dar e só depois em receber (não se preocupem se não receberem tão cedo);
  4. Vejam a vida profissional como uma maratona e não como um sprint;
  5. Depois do 12º ano, não entrem para uma faculdade, tirem um tempo de experimentação, se possível, viajem e descubram-se;
  6. Trabalhe sempre no duro primeiro, e depois divirta-se sempre que puder;
  7. Tenha sempre presente os seus valores em tudo, principalmente nas tomadas de decisões.

 

Artigo publicado no blog ispiringfuture.

 

 

Partilhe a sua opinião