08 de Agosto, 2018

TORNE-SE “TOP OF MIND” EM 30 DIAS

Massimo Forte

Como se tornar Top of Mind na sua zona? O primeiro passo é ter um sistema, diz Pat Zaby Agente Imobiliária Norte-Americana do CRS. Para isso aconselha 4 grandes linhas a cumprir:

  1. Mantenha a sua marca sempre à frente dos olhos do seu target;
  2. Seja memorável em tudo o que faz;
  3. Construa relações constantemente e para isso, mantenha-se aberto;
  4. Venda sem vender.

 

A notoriedade de marca local é medida pela capacidade que o seu potencial cliente tem em contactá-lo e voltar a contactá-lo, ou pela capacidade que tem em reconhecê-lo como marca. O grande teste à sua marca pessoal passa pela performance de ser o primeiro a ser lembrado ou mencionado antes de qualquer um dos seus concorrentes, ou seja, sempre que se fala de compra, venda ou arrendamento de casas ou espaços na sua zona, o seu nome deverá ser o primeiro na lista.

Questões chave para medir o grau de notoriedade da sua marca pessoal:

  • As pessoas da sua zona conhecem-no?
  • As pessoas da sua zona pensam instintivamente em si quando se fala em imóveis?
  • As pessoas da sua zona ligam-lhe sempre que têm uma dúvida sobre o mercado imobiliário?
  • As pessoas da sua zona entregariam-lhe a sua casa para venda? Ou melhor, já o fizeram?
  • As pessoas da sua zona comprariam uma casa através de si?
  • As pessoas da sua zona recomendariam-no a um amigo ou familiar?

 

Para cumprir o objetivo de se tornar Top of Mind em 30 dias, deverá antes de mais seguir um sistema, o sistema referido por Pat Zaby chama-se TOMA – Top of Mind Awarness, e é composto pelas seguintes orientações:

  1. O objetivo do sistema TOMA é cumprido a longo prazo, considere um plano de ação para se realizar em ciclos longos e posto em prática todos os dias, ou seja no curto prazo. O objetivo é conseguir estar sempre presente na mente das pessoas da sua zona de influência, e isto só é possível com ações de acompanhamento, caso contrário, pode até ter um bom plano de prospeção que servirá muitas vezes para despoletar contactos para os concorrentes mais atentos que os agarram e os convertem em transações;
  2. Tenha uma zona, ou seja, defina a sua zona de influência para saber onde e como deve atuar;
  3. Defina uma mensagem clara e diferenciadora para comunicar com vários tipos de clientes dentro do seu mercado. Defina uma assinatura, um statemente faça deste a sua mensagem constante para ser coerente, forte e facilmente recordado;
  4. O marketing de conteúdo será o seu grande aliado, pense no que é relevante para cada grupo de clientes e trabalhe a informação base do seu serviço com uma explicação do seu ponto de diferenciação, apoie-se em testemunhos e experiência, bem como em elementos de validação e credibilidade, não caia no erro de criticar a sua concorrência, explore onde residem as vantagens do seu serviço e de forma criativa, e comunique.
  5. As pessoas da sua zona de influência terão de conseguir contactá-lo ou encontrá-lo com muita facilidade, para isso terá de ter um bom website, uma ótima presença nas redes sociais e uma boa localização de agência. O seu posicionamento terá de ser apoiado com uma excelente estratégia de marketing apoiada em conteúdos fortes, mas acima de tudo, relevantes;
  6. Trabalhe na construção constante e contínua da sua base de dados. É um work in progresse não uma situação com princípio, meio e fim, pois uma base de dados quando começa a ser construída, nunca acaba. Para que este ponto funcione, será necessário cumprir apenas duas grandes tarefas: acrescentar os novos contactos e atualizar a informação dos antigos.
  7. Este sistema passa pela regra dos 33 contactos, para isso será necessário considerar 5 estágios do cliente, ou melhor dizendo, da pessoa, e pensar que para cada estágio haverá formas diferentes de entrar em contacto:

 

  1. Ainda não nos conhecemos;
  2. Conhecemo-nos;
  3. Tornou-se cliente pela primeira vez;
  4. Recomendou-me;
  5. Repetiu a compra ou venda.

 

Seguir o sistema é essencial, mas fazer o seguimento e comunicar de forma constante com todos as pessoas atrás referidas é o que o vai fazer realmente funcionar.

Comentários (2)

Alex Dias

28 de Agosto, 2018

Amei, Parabéns, pra nós que estamos começando e extraordinário essas dicas.

Enrique De Ahumada y Ramos

08 de Agosto, 2018

Excelente artigo, Massimo! Muito obrigado por relembrar-nos os passos claves para o sucesso.

Partilhe a sua opinião