Agente Imobiliário, Intermediário de Crédito e Cliente, uma relação em que todos ganham!

O papel de parceiro do Intermediário de Crédito na Mediação Imobiliária é cada vez mais uma inegável evidência.

Em conversa com o Rui Bairrada CEO do Doutor Finanças, uma marca que nasceu para ajudar as famílias Portuguesas a negociar todos os seus produtos financeiros, falámos das principais vantagens numa relação em que todos ganham, principalmente o cliente da Mediação que é apoiado na filtragem, agilização e facilitação do processo de acesso a crédito sem custos e poupando milhares de euros com uma solução à sua medida.

 

Quem mais ganha numa relação entre Agente Imobiliário e Intermediário de Crédito?

A resposta a esta questão é clara: o cliente. Mas não é o único. Podemos olhar para esta relação sob vários pontos de partida. E, bem sei que sou suspeito, mas todas as situações são benéficas para todos os envolvidos.

Vamos partir da premissa que o intermediário de crédito ganha por cada operação concretizada. A mais-valia para o intermediário está definida. Agora, vamos ver o que ganham os restantes?

Ajuda do Intermediário de Crédito na Qualificação do Cliente?

Se há uma coisa que é muito habitual acontecer a quem trabalha no setor imobiliário e ter clientes que desejam comprar uma casa mas ainda não encontraram a casa dos seus sonhos. Nem sabem qual a casa de sonho que o seu orçamento pode comprar.

O intermediário de crédito ajuda a clarificar o perfil do cliente, facilitando o trabalho do consultor imobiliário, que poderá fazer uma seleção de imóvel que se encaixem nos desejos, mas também nas possibilidades do seu cliente.

Como? Com os dados dos clientes, o intermediário de crédito vai conseguir definir a capacidade de endividamento daquele cliente, ajudando a definir qual é o valor máximo do imóvel que deve procurar. Ou seja, através de uma primeira análise junto do banco, vai conseguir-se definir qual é o preço que o cliente poderá pagar por uma casa. Desta forma, o consultor poupará tempo na pesquisa de imóveis a apresentar ao seu cliente.

Esta solução ajuda os agentes imobiliários e os seus clientes. Ao terem um crédito pré-aprovado, os clientes estarão mais tranquilos, uma vez que já sabem que têm um financiamento. Por outro lado, também terão uma noção melhor de onde os seus sonhos podem esbarrar com a realidade. Se eu estiver a sonhar com uma casa que custa 200 mil euros, mas só conseguir que me emprestem 150 mil vou ser obrigado a analisar outro tipo de imóveis.

Ajuda do Intermediário de Crédito na Aceleração do Processo?

Mesmo numa situação em que o cliente ainda não identificou a casa, o facto de haver um intermediário de crédito a tratar do processo, ajuda a que quando o imóvel for identificado a conclusão do negócio seja mais célere.

Na atual situação, por exemplo, em que as visitas aos imóveis estão limitadas, muitas vezes, a uma videochamada, muitos negócios podem ser adiados, mas com o processo de financiamento em andamento será mais rápido concluir o negócio posteriormente.

Clientes com acesso a melhores condições?

O papel do intermediário de crédito é agilizar todo o processo. A sua missão é tornar a operação mais célere e garantir condições mais atrativas para o cliente. Isto porque o poder negocial de um intermediário de crédito é, sem dúvida, maior do que de um cliente privado.

Os bancos estabelecem protocolos com os intermediários que permitem ter acesso a condições de financiamento mais vantajosas. E porquê? Porque os intermediários lhes garantem volume de negócio, arranjam clientes aos bancos. Essa é a chave.

Além disso, o intermediário de crédito tem conhecimentos e capacidade para encontrar as melhores soluções para o cliente em questão. Às vezes o banco A privilegia clientes do tipo X, e o banco B gosta mais de um cliente com o perfil Y. E isto é algo que o intermediário de crédito sabe, pela experiência já acumulada. É este tipo de conhecimento que, muitas vezes, agiliza os processos e garante que os negócios são fechados e com maior brevidade. E tudo sem custos para o cliente!

Acompanhamento personalizado?

Independentemente da situação, o que todos os clientes querem é sentir que estão a ser devidamente acompanhados. Se juntarmos o serviço de um consultor imobiliário – que ajuda a localizar o imóvel que responda aos desejos do seu cliente – ao serviço de um intermediário de crédito – que agiliza um financiamento e dá apoio até à escritura do imóvel – é a garantia de um cliente satisfeito.

Ao recorrer a um intermediário de crédito, o mediador imobiliário sabe que conta com uma equipa especializada e focada em ajudar a concretizar o negócio.

Agentes Imobiliários com mais uma fonte de rendimento?

No final do processo há ainda um fator relevante: trabalhar com um intermediário de crédito pode ainda representar um rendimento extra para o mediador, recebendo do intermediário um valor pela lead gerada.

As mais-valias desta relação são evidentes. Arrisco dizer que o maior beneficiário é o cliente, porque tem um acompanhamento a 360º, mas todos – consultor e intermediário – saem a ganhar desta relação estreita.