14 de Fevereiro, 2024

Autenticidade, narrativa e valores. Tendências de branding para 2024, por Eduardo Amaral.

Massimo Forte

O mundo do marketing e do branding é bastante dinâmico, e as tendências de 2024 não são exceção.

Num mundo cada vez mais digital e globalizado, as marcas precisam adaptar-se para se manterem relevantes e conectadas com os seus consumidores.

Neste artigo, vamos discutir três tendências de branding que serão importantes em 2024:

  • Autenticidade: os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à autenticidade das marcas. Eles querem conectar-se com marcas que sejam verdadeiras e que representem os seus valores;
  • Narrativa: as marcas precisam contar histórias que envolvam e inspirem os seus consumidores. As histórias são uma forma poderosa de conectar emoções e pessoas, criando uma conexão mais robusta com a marca;
  • Valores: os consumidores estão cada vez mais preocupados com as marcas que apoiam os mesmos valores que eles. As marcas precisam ser transparentes sobre os seus valores e mostrar como eles estão são colocados em prática.

Autenticidade

A autenticidade é uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos, e ela continuará a ser importante em 2024. Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à autenticidade das marcas. Eles querem conectar-se com marcas que sejam verdadeiras e que representem os seus valores.

Isso significa que as marcas precisam ser honestas e transparentes sobre quem são e o que fazem. Elas precisam evitar o greenwashing e o marketing fraudulento. Também precisam ser autênticas nas suas interações com os consumidores.

Narrativa

As histórias são uma forma poderosa de conectar pessoas e emoções, criando uma ligação mais profunda com a marca. As marcas precisam contar histórias que envolvam e inspirem os seus consumidores.

As histórias podem ser contadas de várias maneiras, por meio de vídeos, anúncios, conteúdo de rede social, etc. O importante é que as histórias sejam relevantes para o público-alvo da marca e que sejam contadas de forma envolvente.

Valores

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com as marcas que apoiem os mesmos valores que eles. As marcas têm de ser transparentes sobre os seus valores e mostrarem de que forma estão a colocam-nos em prática.

Isto significa que as marcas precisam de ter valores claros e consistentes. As marcas precisam demonstrar esses valores nas suas ações e interações com os consumidores.

Como as marcas se estão adaptar?

As marcas estão a adaptar-se às novas tendências de várias maneiras. Algumas marcas estão a reformular as suas identidades visuais para serem mais autênticas e refletirem os seus valores. Outras marcas estão a investir mais em narrativas e storytelling para conectar-se com os seus consumidores de forma mais emocional. E há ainda outras marcas que se estão a comprometer com a responsabilidade social e a sustentabilidade para demonstrar os seus valores.

As tendências de branding para 2024 oferecem uma oportunidade para as marcas se conectarem de forma mais profunda com os seus consumidores.

As marcas que abraçarem essas tendências estarão bem posicionadas para o sucesso no futuro

Por Eduardo Amaral, Co Founder & Head Of Marketing at Wprime Consulting.

Partilhe a sua opinião