E SE FOSSE COMPRAR UMA CASA E LHE DEVOLVESSEM DINHEIRO?

 

Num dos mercados imobiliários mais evoluídos do mundo na cidade vibrante de LA, descobri uma empresa que adaptou o conceito da UBER para o mercado das casas de uma forma quase direta. Centrou-se totalmente no consumidor final, mas também na simplificação no trabalho de prospecção e mostra de produto do Agente Imobiliário.

Em Portugal e na maior parte dos países do mundo, um interessado em adquirir um imóvel ou simplesmente em ver uma casa, poderá visitar qualquer imóvel sem ter de pagar absolutamente nada por este serviço.

Mostrar casas faz parte da atividade do Agente Imobiliário que muitas vezes arrisca ao investir o seu tempo em visitas com potenciais clientes que, pelas mais diversas razões, acabam por não comprar. Muitas vezes a capacidade financeira fala mais alto ou por vezes, nem querem realmente comprar, mas gostam de ver casas.

A padx.com veio revolucionar este conceito e ofereceu aos Agentes Imobiliários uma alternativa ao modelo de negócio tradicional que nos Estados Unidos remunera os Agentes Imobiliários do Cliente Comprador com uma comissão que ronda os 2,5% (em Portugal este serviço não é cobrado). O serviço é simples, a app da padx.com oferece um portal de pesquisa avançada com pré-qualificação de necessidades e estilos de vida que irão resultar numa seleção de propriedades personalizadas para o cliente que está à procura de casa.

A aplicação paga ao Agente disposto a mostrar casas entre 25 a 50 dólares por cada casa que este mostre sempre que o cliente comprador solicite uma visita a partir da app padx.com. O primeiro Agente próximo a responder ao pedido será remunerado por este serviço, desde que esteja registado na aplicação.

“É um sistema parecido à Uber. Proporciona aos agentes que trabalham com o cliente comprador a possibilidade de ganhar dinheiro com a sua atividade logo à partida, ou seja quando mostram a casa. É uma receita incremental e é paga rapidamente”, afirma Josh Hinkson, o co-fundador da padx.com.

Após a mostra da casa, o papel do Agente termina com a avaliação do cliente que classifica o serviço. A padx.com é remunerada com a comissão que seria atribuída ao Agente do Cliente Comprador (cerca de 2,5% da comissão) e através de otimização de custos de uma estrutura de base tecnológica a padx.com consegue reembolsar os seus clientes com 50% da sua comissão, o qual denomina de padx rebate, ou seja, desconto padax.

Segundo apurei através de um artigo do blog Inman e posteriormente no site da empresa, a padx.com, explica a estrutura básica do salário do agente: “A padx.com recompensa os Agentes Internos altamente qualificados com um salário e benefícios competitivos que eliminam as incertezas e as receitas instáveis dos Agentes Imobiliários tradicionais. O salário inicial varia em função da experiência do Agente, do seu volume de transações anteriores e as suas aptidões técnicas. Além disso, os agentes da empresa recebem um bónus em função do número de transações e as avaliações dos clientes”.

Mas como funciona realmente para o cliente que quer comprar casa? Depois da visita os clientes compradores entram em contato com um dos empregados da padx.com quem irão ajudá-los no processo de proposta e compra através da app. A app pergunta se o comprador já visitou a casa, quanto deseja oferecer e aprofunda a qualificação financeira, apresentando aos utilizadores uma solução para contactar a entidade financeira mais adaptada a si, para além do mais, ainda permite carregar documentos bancários no sistema. Apesar deste processo, os compradores não têm obrigatoriamente de trabalhar com empresas financeiras aconselhadas pela padx.com.

Os profissionais da empresa ajudam os seus clientes em cada passo da compra, tendo em conta o apoio na burocracia do processo. Tudo é, no entanto, gerido por mail e telefone com possibilidade de videoconferência com o cliente e com um sistema de chat online.

Outro senão é que os compradores poderão ter de falar com um Agente diferente sempre que tenham alguma questão, até a proposta ser dada, momento em que lhes é atribuído um Agente final para tratar da Reserva ou Sinal.

A equipa de coordenadores de transação pode fechar o negócio, são profissionais que estão especializados em identificar potenciais problemas antes de que se trate da Reserva ou Sinal.

A padx.com foi pensada para servir os Agentes Imobiliários que não gostam de fazer prospecção, mas que adoram o processo de venda, ou seja, desde a visita até à conclusão da transação, além disso, também oferece maior segurança no processo, pois o mesmo é integralmente registado na aplicação.

A app padx.com é feita exclusivamente para o cliente comprador e não para o cliente vendedor, apresenta vantagens claras na ótica de acessibilidade e simplificação através de uma app grátis que torna o processo de compra de casa transparente, rápido, intuitivo e seguro.

A padx.com tem uma frase interessante que os define: “eficiência digital com um tratamento preferencial”, a forma moderna de comprar casa para clientes Americanos!

 

Artigo publicado na Revista Visão.