24 de Outubro, 2016

NÃO HÁ HIPÓTESE, NO FAZER A CONSISTÊNCIA É TUDO!

Massimo Forte

Fala-se muito em teoria, ler livros, planeamento, ver como os bons fazem, ter horas e horas de formação, inclusive, vejo pessoas com poucos anos de experiência em Mediação Imobiliária que já só querem dar formação, quando os Top Producers Norte-Americanos, e não só, continuam a sua caminhada acumulando experiência e mais experiência para depois, e apenas numa altura em que sentem que podem fazer a diferença, começam a dar formação e ajudar outros Mediadores a replicar o seu sucesso.

Não há hipótese, para fazer a diferença é preciso fazer. As pessoas de sucesso investem tempo no planeamento e no processo de decisão, mas partem rapidamente para a ação, onde gastam a maior parte do seu tempo, pois sabem que a experimentação constante é a base para perceberem se estão a ir bem, e é a acumulação de experiência que ditará o seu sucesso. Mas sucesso implica erro, pois não se pode experimentar uma só vez e chegar a conclusões, é preciso fazer horas e vezes sem conta para terem a certeza de que estão a fazer bem, e é precisamente a experiência da tentativa erro que os fará evoluir.

Neste momento o meu core-business é formação, seguido de consultoria e palestras, mas o meu foco é efetivamente a formação. Em média, por ano, dou cerca de 4 horas por dia de formação, paro apenas para dar tempo às minhas outras atividades, e para planear e treinar novos e antigos conteúdos. Como evoluo? Mantenho a consistência, faço questão de estar no terreno para trocar experiências com profissionais para os acompanhar nos seus desafios num ambiente de formação, dedico tempo para obtenção de informação relevante, e sobretudo faço e recebo formação com outros profissionais para me atualizar.

Um Agente Imobiliário que queira ser Top Producer, ou simplesmente que queira fazer a diferença, não pode parar, tem de fazer, tem de pôr em prática todas as técnicas que aprendeu, tem de errar e tem de saber analisar e obter feedback do erro para evoluir, caso contrário, será engolido pela inércia da teoria e do acomodamento do planeamento e da formação.

Por fim, se acumulou vários anos de experiência no terreno, não se esqueça de uma coisa, se um dia quiser ser Formador, Coach, Mentor ou Diretor Comercial, quando estiver a transmitir o seu conhecimento ou inspiração, será sempre um momento transformacional para os outros, pois vai conseguir transmitir o conhecimento como ninguém por ter passado pela experiência inúmeras vezes.

Mestre é aquele que adquiriu a técnica de forma consciente, e que a automatizou tornando-a inconsciente e conseguindo transmiti-la a outros de forma assertiva e natural.

Partilhe a sua opinião