17 de Março, 2021

O DIFÍCIL SALTO DE ARRENDAR PARA COMPRAR

Massimo Forte

Pessoas com ganhos estáveis, mas com um acesso a crédito tudo menos perfeito para o que são as suas expetativas de compra de casa, são um perfil que encaixa na realidade de uma grande maioria de pessoas que se vê confrontada com uma dura verdade quando decide adquirir a tão desejada habitação: a banca não consegue atribuir o valor que precisa para a casa que deseja, basicamente, ou revê o que deseja, ou terá de adiar ou esquecer a sua casa de sonho que em plena pandemia é um sentimento de frustração porque o lar ganhou efetivamente uma nova relevância e muitas novas funções.

Percebendo este desejo e as crescentes necessidades nasceu uma empresa nos Estados Unidos em São Francisco que não se quis conformar e focou o seu propósito em ajudar pessoas a comprar a casa dos seus sonhos ou a preparar a entrada no mercado de gerações como os Millennials que despertaram para o desejo de se tornar proprietários, mas que se deparam com muitas restrições à entrada num mercado com salários baixos, preços elevados e oferta restrita. A Divvy Homes dá a resposta comprando a tão desejada casa em nome do cliente para depois arrendar por forma a que o seu cliente consiga ganhar alavancagem financeira para realizar a sua compra mais à frente.

Na Divvy Homes, a frase que mais se destaca é: “No mortgage? No problem!” . Transmite na perfeição a missão da Divvy Homes: tornar o sonho de ser proprietário, acessível a qualquer pessoa.

Esta start-up baseia-se numa lógica de lease-to-own ou rent-to-own (arrendamento com opção de compra) calculando o melhor preço e timming para a realização da futura compra tendo em conta o caminho de valorização profissional, a capacidade de aumento de crédito ou o aumento de níveis de poupança dos potenciais arrendatários que desejam tornar em futuros compradores.

A tecnologia tem um grande papel na oferta de valor desta empresa que pretende recolher dados e trabalhar informação para prever a procura e claro, produzir dados para apoiar decisões de investimento inteligentes e favoráveis para quem os procura, o mais importante é que esta empresa se centra realmente nas pessoas e nas necessidades que estas sentem quando procuram uma casa e estuda-as, tendo em conta as possíveis barreiras que podem vir a encontrar num mercado que muda cada vez mais rápido. Por exemplo, as novas gerações tendem a procurar casas multi familiares ou condomínios com serviços associados, as gerações mais seniores procuram uma mudança para casas mais pequenas com comodidades diferentes e há aqui uma geração pouco falada que adiou a compra e manteve-se no arrendamento e que não se encaixa nas soluções tradicionais de crédito no imediato.

A Divvy Homes trabalha numa lógica de qualificação financeira e pessoal exímia para ajudar os potenciais compradores a escolher o imóvel mais adaptado à sua realidade e próximo do seu sonho sempre com uma atitude responsável face ao seu futuro. Trabalha igualmente em parceria com Agentes Imobiliários que têm a mesma missão de ajudar pessoas a conseguir realizar o seu sonho. Como? A Divvy facilita o salto de arrendamento ou primeira compra adquirindo a casa em seu nome pedindo aos futuros proprietários uma comissão de 1 a 2% sobre o valor da compra e um arrendamento durante um período máximo de 3 anos para se prepararem para a futura aquisição da casa que ficarão a arrendar, ou então, para continuar a arrendar, encaixando a poupança feita.

A Divvy Homes entre captação de investimento e financiamento representa hoje um negócio de mais de 200 milhões de dólares o que lhe permitiu expandir para novos mercados como Texas, Missouri e Flórida e o que a incentiva a continuar a desenvolver produtos fora da caixa para quem procura tornar-se proprietário. A chave do sucesso? Manter-se fiel às necessidades do Americano comum, milhões de pessoas que sonham em tornar-se proprietários, mas que necessitam de um caminho de preparação financeira menos convencional do que lhes é apresentado pelos mercados tradicionais de financiamento.

O mais importante para esta empresa é trabalhar a partir das necessidades das pessoas, tornando-as no centro do seu negócio. Os consumidores entendem cada vez mais se lhes está a ser apresentada uma solução de verdadeiro valor para si, que realmente se preocupa e os vai ajudar. E estas mesmas pessoas, quando ajudadas, são as primeiras a querer que o negócio que as ajudou continue a ajudar outros, tornam-se verdadeiros fãs defensores e influenciadores da marca e ficam felizes quando a vêm crescer!

O plano desta empresa? Continuar a facilitar o salto para cada vez mais pessoas se tornarem proprietárias expandindo a sua equipa de peritos imobiliários, aumentando o investimento em tecnologia e continuando a adquirir cada vez mais casas

A distância desta empresa para Portugal é ainda grande, mas as necessidades do sonho Americano e do sonho Português não são assim tão diferentes, nem mudaram radicalmente como se previa.

 

Se quiser espreitar tudo sobre esta interessante empresa pode aceder www.divvyhomes.com

Artigo de Massimo Forte publicado na Visão

Partilhe a sua opinião