28 de Novembro, 2022

Promoção imobiliária. Como Agente Imobiliário, conhece os materiais que estão a usar em projetos de construção mais sustentáveis?

Massimo Forte

Quando se analisa a oferta de nova construção para angariar, muitas vezes encontramos promotores que trabalham projetos cada vez mais pensados para o estilo de vida das pessoas no local e principalmente, para as presentes e futuras necessidades de eficiência e poupança de energia tendo também sempre em mente a necessidade de descarbonização do sector, um tema cada vez mais importante para quem atua no imobiliário.


Como Agente Imobiliário que trabalha com a área de Promoção, deve conhecer os materiais que estão a ser usados em projetos de construção mais sustentáveis.


Primeiro é necessário ter a consciência de que a construção sustentável não se pode limitar apenas ao uso de equipamentos ou tecnologia, todo o edifício e todos os seus elementos construtivos devem contribuir para o objetivo de garantir menor impacto da construção para as pessoas e para o planeta com: menos emissões de CO2; menos consumo de energia e uso mais eficiente de recursos. Tudo isto, sem deixar para trás a estética, a utilização, o conforto, a saúde (por exemplo, a qualidade do ar que se respira dentro de casa) e a durabilidade da habitação.


Quem está a pensar investir numa casa para viver, vai querer saber ao pormenor como está construída e que vantagens lhe pode trazer para garantir poupança de energia e conforto porque quer ter a certeza de que se está a tomar uma decisão inteligente, consciente, sustentável e que resista ao tempo.


Um dos materiais que tem vindo a ser cada vez mais usado em construção pela sua durabilidade superior e capacidade de reciclagem a 100% é o alumínio aplicado em soluções de janelas eficientes.


Para quem possa estar a estranhar a escolha de alumínio em detrimento das soluções habituais, há que dizer que não há uma resposta definitiva sobre qual a melhor solução para utilizar em janelas. A verdade é que cada material tem características que fazem mais sentido em determinados projetos com necessidades diferentes.


O que tem vindo a verificar-se é que vários promotores têm vindo a eleger cada vez mais o uso de soluções de janelas em alumínio porque é adaptável a diferentes formatos e dimensões, porque é mais durável e porque de facto é uma solução mais sustentável (o alumínio é 100% reciclável sem perder as suas características), mas principalmente, porque o mercado tem vindo a demonstrar cada vez mais interesse neste tipo de solução.


Como Agente Imobiliário, conheça alguns dos benefícios associados a janelas de alumínio para esclarecer a escolha de quem faz uma visita ao imóvel como potencial comprador ou utilizador:

Estética e Segurança. As janelas querem-se cada vez maiores para o aproveitamento de luz natural, o alumínio é um material mais robusto. As janelas são menos propensas a dilatações e por isso mais estáveis.


Isolamento. Apesar da estrutura da janela de alumínio parecer fria ao toque, o desenvolvimento técnico da caixilharia de alumínio hoje assegura desempenhos térmicos superiores para alcançar níveis passivos de controle de temperatura. Para isso é preciso lembrar que a escolha do tipo de solução de vidro a aplicar na estrutura da janela é essencial para garantir segurança, conforto térmico ou acústico.

Manutenção. O alumínio pode durar até 50 anos, uma vida útil muito superior à maioria dos materiais alternativos. A manutenção para ambas as soluções é basicamente similar quando se fala em limpeza e ferragens, no entanto, o alumínio não empena, não descolora ou não amarela por isso pode garantir maior durabilidade e menos dores de cabeça!


Custo. Há uma ideia pré concebida de que o alumínio é muito dispendioso, mas tudo depende se está a comparar o comparável! O design, as dimensões, as características e os acabamentos… mesmo que haja diferença de preços tem de pensar a longo prazo. O alumínio tem um custo de utilização mais reduzido devido à durabilidade que garante, e numa futura transação, pode ser um elemento construtivo que valoriza o preço do imóvel.


Sustentabilidade. Não é segredo que o alumínio é dos materiais mais sustentáveis utilizados na construção. É abundante e 100% reciclável, para além do mais, entra novamente no ciclo sem restrições podendo ser novamente usado para a mesma solução ou para outras. Tem um impacto francamente mais reduzido do que materiais de construção plásticos gerados através da extração e transformação de petróleo, um recurso poluente e escasso.

Como Agente Imobiliário que hoje terá de ter em conta que lida com clientes que dão cada vez mais importância ao impacto que geram para o planeta, é necessário estar informado para saber promover cada vez mais ao pormenor toda a envolvente do projeto em torno dos benefícios que justificam o investimento no presente e a longo prazo ajudando o Promotor a garantir que o cliente se sentirá seguro de que está a fazer a uma boa escolha investindo para hoje e para o futuro.

Artigo de Massimo Forte

Partilhe a sua opinião